Enquanto líderes globais estão reunidos em Belém (PA) para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), Barra do Garças se prepara para sediar, entre os dias 18 e 20 de novembro, o I Seminário Regional de Recursos Hídricos da Bacia do Alto Araguaia (I SEMIHIDRO). O evento regional reflete, em nível local, as discussões e compromissos assumidos durante a conferência mundial sobre o enfrentamento das mudanças climáticas.
A COP 30, que teve início nesta segunda-feira (10), é o principal fórum internacional dedicado ao debate sobre o clima. Realizada anualmente, a conferência reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil em busca de soluções para conter o aquecimento global e promover o desenvolvimento sustentável.
Com o tema “Águas do Araguaia: Pacto pela Sustentabilidade”, o I SEMIHIDRO busca promover um ambiente de diálogo e troca de experiências sobre o futuro dos recursos hídricos na região. O evento reunirá especialistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes da comunidade para compartilhar pesquisas, metodologias e boas práticas, abordando desde inovações tecnológicas no tratamento da água, estratégias de conservação e reuso.
A programação do seminário está alinhada à Agenda de Ação da COP 30, que incentiva a mobilização de governos, empresas e sociedade civil na adoção de medidas voluntárias para reduzir emissões de carbono, adaptar-se às mudanças climáticas e acelerar a transição para economias sustentáveis — conforme previsto no Acordo de Paris.
A agenda da conferência conta com seis eixos de atuação e 30 objetivos-chave, que englobam temas como mitigação, adaptação, financiamento, tecnologia e capacitação. O I SEMIHIDRO se conecta especialmente ao Eixo 4 – Construção de Resiliência em Cidades, Infraestrutura e Água, e ao Objetivo 14, voltado à gestão das águas.
Durante o evento, os participantes poderão acompanhar mesas-redondas sobre temas convergentes à COP 30, como:
* Mesa 3: Gestão das Águas Frente aos Eventos Críticos Hidrológicos
* Mesa 4: Cenários de Mudanças do Clima: Adaptações e Conflitos
* Mesa 5: Gestão do Saneamento Básico: Avanços e Desafios
As discussões contarão com a presença de especialistas e pesquisadores da área, reforçando o compromisso regional com o debate global sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.
O evento é promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia (CBH), em parceria com o Centro de Pesquisa do Pantanal e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), instituições que vem atuando na promoção de ações voltadas à preservação dos recursos hídricos e à melhoria da qualidade e regularização da oferta de água na região.
Segundo Clodoaldo de Queiroz, coordenador do seminário e membro do CBH, os temas debatidos na COP 30 são urgentes e precisam ser trazidos também para os territórios locais.
“Quando falamos de água, é fundamental refletirmos sobre como as mudanças climáticas estão influenciando o nosso futuro — e aqui em Barra do Garças não é diferente. Ano após ano enfrentamos períodos de seca no Araguaia, e precisamos agir de forma ativa e responsável na gestão da nossa bacia. O evento que vamospromover dialoga diretamente com as discussões da COP, porque elas são urgentes e necessárias, mas também precisamos compreender como essas mudanças estão afetando a disponibilidade e a qualidade da água na nossa região”, destacou.
Ao aproximar a pauta global da realidade local, o I SEMIHIDRO reforça o papel de Barra do Garças na mobilização em torno das mudanças climáticas. Assim como a COP 30, o evento convida à construção coletiva de soluções sustentáveis para o futuro da água — recurso essencial à vida e ao equilíbrio do planeta.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !