Pequi pode ajudar na prevenção de doenças renais e reduzir colesterol, apontam estudos

Rico em antioxidantes e compostos bioativos, fruto típico do Cerrado chama atenção de pesquisadores. Especialistas alertam que o consumo deve ser moderado e não substitui tratamento médico.


Por Rota Araguaia em 29/09/2025 às 10:55 hs

Pequi pode ajudar na prevenção de doenças renais e reduzir colesterol, apontam estudos
Reprodução

Redação

O pequi, fruto típico do Cerrado, pode ser um aliado na prevenção de doenças renais crônicas e na redução do colesterol ruim (LDL), de acordo com estudos experimentais. Os benefícios estão associados ao alto teor de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios presentes na polpa.

Segundo a nutricionista Vivian Serra da Costa, do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), pesquisas indicam que o fruto tem efeito nefroprotetor, pois auxilia na diminuição de inflamações, do estresse oxidativo e da proteinúria — perda de proteína pela urina.

Além disso, o consumo regular pode contribuir para o controle do colesterol. Estudos mostraram aumento do colesterol bom (HDL) e queda do LDL, resultado da presença de ácidos graxos e antioxidantes.

Nutrientes e propriedades

O pequi é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega-9, além de vitaminas A, E e do complexo B, minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio, além de fibras e compostos fenólicos.

Apesar dos benefícios, a nutricionista alerta que os estudos clínicos ainda são limitados. “O pequi não é remédio, mas pode somar dentro de um estilo de vida saudável”, destaca Vivian.

Formas de consumo e cuidados

Para preservar os nutrientes, a recomendação é optar pelo cozimento leve ou pelo uso do óleo de pequi prensado a frio em saladas e pratos finalizados. O consumo seguro deve ser moderado — até duas colheres de chá de óleo por dia ou o fruto em receitas tradicionais.

 

Em excesso, o pequi pode causar desconforto gastrointestinal e contribuir para ganho de peso, já que é calórico. Além disso, por ser rico em potássio, pode ser contraindicado para pacientes com doença renal em estágio avançado, gestantes e pessoas com doenças hepáticas ou colesterol elevado, devendo sempre ser consumido com orientação profissional.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !