Nova Vara Criminal trará mais agilidade no combate ao crime organizado em Barra do Garças

Com competência exclusiva para crimes ligados a facções e tráfico, nova unidade promete respostas mais rápidas da Justiça e reforça atuação no interior


Por Rota Araguaia em 23/09/2025 às 16:21 hs

Nova Vara Criminal trará mais agilidade no combate ao crime organizado em Barra do Garças
Reprodução

Redação

Foi instalada na manhã de hoje (23) a 3ª Vara Criminal de Barra do Garças, unidade judiciária que nasce com competência especializada para julgar delitos de associação para o tráfico e organização criminosa nas regiões Centro-Sul, Leste e Nordeste de Mato Grosso. A nova vara promete maior agilidade na tramitação dos processos e reforço no enfrentamento ao crime organizado no interior do estado.

 

A medida tem como principal objetivo descentralizar os processos que hoje tramitam na 7ª Vara Criminal da Capital, garantindo mais celeridade processual e eficiência na repressão a facções criminosas.

 

O crescimento expressivo dos índices de criminalidade, especialmente relacionados às organizações criminosas na região do Vale do Araguaia, foi um dos fatores decisivos para a criação da unidade. Segundo estudos da Corregedoria-Geral da Justiça, a alta no número de processos ligados ao crime organizado já impacta diretamente a sensação de segurança da população local.

 

Para o presidente da subseção da OAB de Barra do Garças, Leonardo da Mata, a nova vara representa um avanço significativo para a justiça regional.

 

“A criação de uma nova vara não é simplesmente distribuir processos, é muito mais do que isso. É fazer com que a justiça chegue mais rápido aos cidadãos, às vítimas, às próprias famílias. [...] Isso vai contribuir muito com todos os jurisdicionados do Vale do Araguaia”, afirmou.

 

Ele também destacou que, por muitos anos, a cidade parecia esquecida pelo Tribunal de Justiça, e que a criação da 3ª Vara Criminal representa o reconhecimento da relevância e crescimento da região.

 

A promotora de Justiça Luciana Rocha Abrão David também celebrou a instalação como um marco histórico:

 

“É um dia histórico. A melhoria vai ser significativa na rapidez em se trabalhar de forma específica com a matéria. [...] Nesse enfrentamento [ao crime organizado], é necessário ser eficiente, ser rápido, e é o que buscamos com a nova vara”, declarou.

 

A expectativa do Poder Judiciário é de que a nova unidade contribua para desafogar as varas já existentes e amplie a capacidade de resposta do sistema de justiça no combate ao crime organizado em Mato Grosso.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !