Incêndio na Serra do Roncador dura mais de 10 dias e preocupa produtores

Fogo em área de difícil acesso já atingiu quatro fazendas e ameaça reservas florestais; falta de recursos e logística dificulta combate


Por Rota Araguaia em 05/09/2025 às 15:26 hs

Incêndio na Serra do Roncador dura mais de 10 dias e preocupa produtores
Victor Pedroso

Haillyn Heiviny/ Primeira Página

Desde o dia 26 de agosto, um incêndio florestal consome vegetação na Serra do Roncador, em Barra do Garças (MT), preocupando produtores rurais e autoridades ambientais. De acordo com relatos dos moradores, no período da noite é possível observar a intensidade do fogo, que ameaça propriedades privadas que ficam próximas da serra.

 

O proprietário da Fazenda Serra Azul, Victor Pedroso, vizinha a um dos focos, contou que quatro fazendas já foram atingidas, mas não houve feridos. Ele destaca que os produtores têm disponibilizado brigadistas voluntários, além de aeroportos particulares, caminhões e tratores para auxiliar na logística do combate. “Sem reforço adequado dos bombeiros e aeronaves, é muito difícil controlar o fogo”, disse.

 

Esforços do Corpo de Bombeiros e desafios

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atua desde o início do incêndio em área de difícil acesso e sob condições climáticas adversas. Apenas uma equipe inicial de 6 a 7 militares, com apoio de voluntários, não foi suficiente para conter as chamas. Uma nova equipe já está a caminho, enquanto o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora o incêndio por satélite, subsidiando estratégias para intensificar o combate em campo.

 

Em carta aberta, Victor Pedroso solicitou apoio urgente do Poder Público, destacando que a utilização de aeronaves e equipamentos adequados é essencial para combater as frentes de fogo que se espalham pela mata da reserva florestal.

 

Ações do governo e mobilização da sociedade

 

O governo estadual reforçou o combate aos incêndios florestais. O Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais de 2025 prevê aumento de 75% nas viaturas do Corpo de Bombeiros, mobilização de mais de 1.300 agentes, ampliação de horas de voo com oito aeronaves e utilização de 28 máquinas pesadas para abrir acessos e aceiros. O investimento total chega a R$ 78 milhões.

 

Durante o Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, o governador em exercício, Otaviano Pivetta, anunciou que 50 aeronaves de produtores rurais estão cadastradas e prontas para atuar em qualquer emergência. O Exército Brasileiro também oferecerá apoio logístico com aviões e barcos para acessar áreas remotas.

 

Outros focos de incêndio em Barra do Garças e impacto na região

 

Além da Serra do Roncador, outro foco crítico ocorre no Parque Estadual Serra Azul, patrimônio histórico, natural e turístico de Barra do Garças. Um incêndio criminoso atingiu a unidade de conservação e levou a direção a interditar o parque por tempo indeterminado. Equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas voluntários, militares do Exército, servidores da Sema-MT e da Defesa Civil atuam no combate às chamas, utilizando veículos Combat, sopradores, bombas costais e alimentação para os combatentes.

 

A gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, alertou para a necessidade de consciência da população e pediu que denúncias de novos focos sejam feitas pelo WhatsApp do parque ou à Polícia Militar. O incêndio ameaça não apenas a fauna e flora local, mas também a saúde da população e a economia ligada ao turismo na região.

 

Produtores e brigadistas alertam que a falta de estrutura adequada dificulta o combate e aumenta o risco de propagação do fogo, especialmente em regiões de difícil acesso e com ventos fortes à noite. “Estamos fazendo tudo ao nosso alcance, mas precisamos de apoio imediato do Poder Público. O fogo não espera e qualquer atraso pode colocar mais fazendas e reservas em risco”, concluiu Victor Pedroso.

 

Nota da Prefeitura

 

Por meio de nota, a Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, protocolou ofício junto ao Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar de MT, uma solicitação de aeronave especializada no combate a incêndios.

 

Ao ser perguntado sobre o local de utilização dessa aeronave o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barra do Graças, Blainy Danilo, respondeu “Solicitamos a aeronave. Se vier, será utilizada no fogo da Serra Azul, Serra do Roncador e demais locais de necessidade extrema", concluiu.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !