Redação
A tradicional chuva de meteoros Perseidas, uma das mais aguardadas do calendário astronômico, terá seu pico de atividade entre a noite desta terça-feira (12) e a madrugada de quarta-feira (13).
O fenômeno será mais visível na região Norte do Brasil, mas o brilho da Lua quase cheia deve reduzir a quantidade de meteoros perceptíveis, favorecendo apenas os mais brilhantes.
As Perseidas ocorrem anualmente, quando a Terra atravessa uma nuvem de fragmentos deixada pelo cometa Swift-Tuttle. Ao entrarem na atmosfera em alta velocidade, essas partículas se incendeiam, criando riscos luminosos no céu, conhecidos popularmente como “estrelas cadentes”.
Segundo o Observatório Nacional (ON), a chuva pode ser observada de meados de julho até o fim de agosto, com auge previsto agora. No Hemisfério Norte, em condições ideais, é possível ver entre 50 e 75 meteoros por hora, mas no Brasil a visualização é mais limitada.
Não há um horário exato para o pico, mas a melhor chance de observação é durante a madrugada, a partir das 3h. Quanto mais ao Sul, mais tarde os meteoros podem ser vistos, e o brilho da Lua deve dificultar a experiência.
Para aumentar as chances de contemplar o espetáculo, especialistas recomendam procurar locais escuros, afastados de grandes cidades e livres da poluição luminosa.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !