Terra terá o dia mais curto do ano nesta terça-feira (22)

Terra vai girar mais rápido do que o comum em torno de seu próprio eixo e, com isso, dia vai ser mais curto. No início do mês, o mundo teve o primeiro dia com menos milésimos de segundos. Agora, dia vai ser ainda mais curto.


Por Rota Araguaia em 22/07/2025 às 10:38 hs

Terra terá o dia mais curto do ano nesta terça-feira (22)
Reprodução

Redação

A Terra vai registrar nesta terça-feira (22) o dia mais curto do ano. Isso porque o planeta girará em torno de seu próprio eixo em uma velocidade ligeiramente maior que o normal, fazendo com que o dia dure 1,34 milissegundo a menos que as tradicionais 24 horas.

Esse tipo de fenômeno não é inédito. No início do mês, em 9 de julho, já havia ocorrido uma aceleração semelhante, mas a previsão é de que o giro desta terça seja ainda mais rápido.

Apesar de parecer algo preocupante, a diferença é imperceptível para os seres humanos — afinal, um piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos, o que é centenas de vezes mais do que a redução prevista para o dia.

Por que isso acontece?

Cientistas explicam que variações na rotação da Terra são naturais e ocorrem por uma combinação de fatores como atividade no núcleo do planeta, movimento dos oceanos, da atmosfera e até fenômenos geológicos.

Embora o planeta venha desacelerando ao longo de bilhões de anos — estima-se que, no passado, um dia durava cerca de cinco horas — essas oscilações momentâneas de aceleração também fazem parte do ciclo.

O dia mais curto já registrado aconteceu em 29 de junho de 2022, com 1,59 milissegundo a menos que o padrão de 24 horas.

E se o tempo continuar mudando?

Caso essas variações se tornem frequentes e acumulativas, os relógios atômicos, responsáveis por manter o tempo padrão no planeta, podem precisar ser ajustados. Para isso, existe o chamado “segundo bissexto”, que pode ser adicionado ou retirado da contagem oficial do tempo, dependendo se a Terra estiver atrasando ou adiantando suas rotações.

Desde 1973, foram acrescentados 27 segundos bissextos. Mas se os dias mais curtos se mantiverem, pode ser necessário, pela primeira vez, remover um segundo, algo ainda inédito na história.

 

Segundo especialistas, o fenômeno é curioso, mas não representa nenhum risco para a vida na Terra.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !