Redação
Um fenômeno curioso marca esta quarta-feira (9): a Terra completará sua rotação cerca de 1,30 milissegundo mais rápido do que o habitual, tornando este o dia mais curto do ano até agora. Embora imperceptível para o cotidiano humano, a diferença chama a atenção da comunidade científica.
Segundo especialistas, esse tipo de aceleração momentânea na rotação do planeta não representa risco, mas levanta questionamentos sobre os fatores que influenciam esse comportamento. De acordo com o portal G1, outros dias ainda neste ano podem repetir o fenômeno, como 22 de julho e 5 de agosto, com variações ainda maiores, de até 1,51 milissegundo a menos.
O recorde anterior de rotação mais curta foi registrado em 9 de junho de 2022, quando o planeta girou 1,59 milissegundo mais rápido do que o padrão de 24 horas.
Ainda não há uma explicação científica definitiva, mas estudiosos apontam para possíveis causas como movimentos no núcleo da Terra, variações nos oceanos, mudanças atmosféricas e até a influência gravitacional da Lua.
“Essa aceleração momentânea é uma anomalia, mas ocorre de tempos em tempos”, explica o astrônomo Fernando Roig, diretor do Observatório Nacional. Ele lembra que, embora hoje o dia tenha 24 horas, no passado remoto, a Terra completava uma volta em apenas cinco horas.
Desde 2020, o astrofísico Graham Jones, do site timeanddate.com, observa que a rotação terrestre tem se acelerado com mais frequência, o que pode impactar equipamentos sensíveis como satélites e sistemas de GPS, mesmo que as variações envolvam apenas frações de segundo.
Para a professora Hannah Fry, da Universidade de Cambridge, a Terra nunca foi uma referência confiável como relógio. “Estamos em uma pedra desengonçada flutuando no espaço”, brincou em entrevista à BBC.
Já o filósofo Julian Baggini, que estuda a percepção do tempo, lembra que o ser humano lida com o tempo de maneira emocional e cultural. “Para nós, há passado, presente e futuro. Mas, na Física, isso não existe.”
Enquanto os cientistas seguem tentando entender por que o planeta está “com pressa”, a única certeza é que esta quarta-feira será ligeiramente mais curta — mesmo que nossos olhos e relógios nem percebam.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !