Redação
Mato Grosso registrou 27 casos de meningite entre 1º de janeiro e 10 de junho de 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). No mesmo período, seis mortes foram confirmadas em decorrência da doença, incluindo a de um bebê de um ano em Cuiabá, vítima da forma bacteriana, considerada a mais grave e letal.
O número de casos neste ano já corresponde a 24% do total de 2024, que registrou 113 notificações da doença. Em 2023, o estado teve o maior número de registros da série recente, com 129 casos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, até 11 de junho, foram 22 notificações de meningite entre moradores da capital. Oito casos foram confirmados: três do tipo bacteriano, dois virais e três não especificados. Além do óbito do bebê, cinco casos seguem em investigação e oito foram descartados.
A SES reforça a importância da vacinação, sobretudo em crianças, como forma eficaz de prevenção contra as formas mais graves da doença, além de atenção imediata aos sintomas, que incluem febre alta, rigidez na nuca, vômitos, dor de cabeça intensa e sensibilidade à luz.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !