Redação
A Câmara Municipal de Barra do Garças aprovou, na sessão desta segunda-feira (2), o Projeto de Lei que reconhece a tradicional Festa de Santo Antônio como Patrimônio Histórico-Cultural Imaterial do município. A proposta é de autoria do vereador Alex Matos (Podemos).
A partir de agora, a celebração, que faz parte da história e da identidade cultural da cidade há mais de 70 anos, passa a ser oficialmente protegida como bem imaterial. O título reconhece a importância da festa na preservação das tradições, da memória coletiva e da cultura barra-garcense.
Na justificativa, Alex Matos destacou que a Festa de Santo Antônio vai muito além do caráter religioso. “Ela representa um espaço de encontro, de transmissão de saberes, de fortalecimento dos laços comunitários e também de fomento à economia local, por meio de atividades culturais, gastronômicas e artesanais”, pontuou.
O vereador lembrou ainda que o evento, que ocorre tradicionalmente até o dia 12 de junho, véspera do dia do santo, é uma das festas mais antigas da cidade e da região do Araguaia. “Reconhecer esse patrimônio é garantir sua preservação, continuidade e valorização para as futuras gerações”, reforçou.
Com a aprovação, o município assume o compromisso de proteger, registrar e incentivar a realização da festa, preservando seus elementos culturais e sua importância histórica para a comunidade.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !