Escolas de Barra do Garças são premiadas por arrecadaremm mais de 14 toneladas de recicláveis em projeto ambiental

Mais de 14 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas durante o ano letivo de 2024


Por Rota Araguaia em 23/05/2025 às 17:38 hs

Escolas de Barra do Garças são premiadas por arrecadaremm mais de 14 toneladas de recicláveis em projeto ambiental
Reprodução

Redação

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, premiou na manhã de quinta-feira (22/05) as escolas vencedoras do Projeto Ecoponto, iniciativa que promove a educação ambiental e a coleta seletiva nas unidades de ensino da rede municipal. A edição de 2024 resultou na arrecadação de mais de 14 toneladas de materiais recicláveis, que deixaram de ser descartados no lixo comum.

A Escola Helena Esteves foi a grande campeã, com o maior volume de recicláveis coletados. Como premiação, a unidade recebeu uma caixa de som, além de dois microfones – um de lapela e outro sem fio. Em segundo lugar, a Escola Moreira Cabral foi contemplada com uma caixa de som de 1300w, e o CMEI Dom Geraldo Fernandes, terceiro colocado, recebeu uma caixa de som de 250w.

O projeto funciona por meio da arrecadação e venda de materiais recicláveis recolhidos dentro das escolas participantes. O valor obtido com a venda é revertido em prêmios para as unidades que mais se destacam ao longo do ano. Além de estimular a sustentabilidade, o Ecoponto mobiliza alunos, professores, familiares e toda a comunidade escolar, promovendo a consciência ambiental desde os primeiros anos da educação.

Para o secretário de Meio Ambiente, Blainy Danilo, a ação tem um alcance que vai além da competição.

“O Projeto Ecoponto vai muito além da competição. Ele reforça boas práticas ambientais e envolve toda a comunidade escolar no processo de educação e responsabilidade socioambiental. Estamos formando cidadãos mais conscientes e mostrando que pequenas atitudes fazem grande diferença para o planeta”, destacou.

Novidades para 2025

 

A organização já anunciou mudanças para a próxima edição. Em 2025, os CMEBs (Centros Municipais de Educação Básica) e os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) passarão a competir em categorias distintas. A expectativa é de que escolas da rede estadual também passem a integrar o projeto, ampliando ainda mais o seu impacto e alcance na cidade.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !