Caverna, lago subterrâneo e descida de rapel: conheça a Dolina dos Maracanãs



Por Rota Araguaia em 12/05/2025 às 14:24 hs

Caverna, lago subterrâneo e descida de rapel: conheça a Dolina dos Maracanãs
Reprodução / Prefeitura de Formosa.

Redação

O Cerrado de Goiás abriga uma das maiores dolinas do Brasil. Com aproximadamente 105 metros de profundidade e quase 300 metros de largura, a Dolina dos Maracanãs, também conhecida como Buraco das Araras, é um atrativo natural no município de Formosa, na região nordeste do estado.

O local impressiona pela paisagem singular: dentro de uma enorme cratera formou-se uma floresta densa, com árvores altas e elevada umidade. A dolina abriga diversas espécies de fauna, como macacos bugios, morcegos, maritacas, araras, papagaios, periquitos e os maracanãs — pequenos papagaios que costumam sobrevoar as paredes do paredão rochoso. No interior da cratera, após a travessia de um estreito caminho entre as rochas, os visitantes encontram um lago subterrâneo de águas cristalinas.

“Foi uma experiência dessas que renovam as energias. Aquela sensação de viver uma vida em um dia só, mas dando boas risadas e em boa companhia. Já estou querendo a próxima”, relatou uma visitante em publicação nas redes sociais.

Origem do nome

Segundo Bernardo Bianchetti, guia da agência Ecológica Turismo, o nome popular “Buraco das Araras” surgiu quando os primeiros visitantes confundiram os maracanãs com araras. Posteriormente, o nome oficial passou a ser Dolina dos Maracanãs, refletindo com mais precisão a fauna e a formação geológica da área.

De acordo com o guia, a vegetação dentro da dolina chama a atenção por ser composta por matas de galeria, com árvores de tronco reto e copas fechadas, resultado da proximidade com o lençol freático. “Esse contraste revela como pequenas mudanças formam paisagens completamente diferentes. É uma das dolinas mais bonitas do Brasil. Além da floresta no fundo, a gente vê os bandos de aves voando em círculo. É um espetáculo”, afirmou.

Visitação e preservação

Por estar localizada em uma propriedade privada, o acesso à dolina é controlado e realizado exclusivamente por meio de passeios guiados com grupos reduzidos. A medida visa minimizar os impactos ambientais e garantir a segurança dos visitantes.

“Nosso maior desafio é manter o equilíbrio entre o turismo e a preservação. Só se ama aquilo que se conhece, e é isso que a gente tenta mostrar aqui”, destacou Bianchetti.

As visitas, que devem ser agendadas previamente, ocorrem das 6h30 às 19h30. O pacote completo custa R$ 460 e inclui transporte de ida e volta em van executiva, entrada nos atrativos, acompanhamento de condutores capacitados, atividades de aventura (rapel, visita à caverna, natação no lago e escalada), equipamentos necessários e seguro aventura.

O acesso ao local é feito pela GO-118 e rodovias federais da região, com os últimos 14 km percorridos em estrada de terra.

Recomendações aos visitantes

O guia orienta que os interessados procurem empresas credenciadas e sigam rigorosamente as orientações dos condutores, respeitando as regras de mínimo impacto. As recomendações incluem:

  • Usar roupas leves e calçados fechados;

  • Levar chapéu, protetor solar, repelente e água;

  • Estar preparado fisicamente para uma atividade intensa.

O que são dolinas?

Dolinas são depressões formadas a partir do desabamento do teto de cavernas subterrâneas, resultado da infiltração da água da chuva em rochas calcárias ao longo de milhares de anos. O processo gera grandes crateras que, muitas vezes, abrigam vegetação e vida silvestre.

No caso da Dolina dos Maracanãs, a formação geológica ocorreu sobre um tipo de rocha conhecido como ritmito — que apresenta camadas de arenito e siltito. Nessas camadas existia uma grande lente carbonática, que foi lentamente dissolvida pela água até dar origem à impressionante cratera atual.

 

“Com o passar de milhões de anos, a água foi agindo sobre essa lente carbonática, até que ela foi totalmente erodida e dissolvida, deixando para trás um espaço vazio que deu origem à Dolina”, explicou Bianchetti.

Dolina dos Maracanãs, Formosa-GO — Foto: Foto: Reprodução / Prefeitura de Formosa.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !