Redação
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou, na tarde de ontem (25), a criação do curso de Engenharia Agroindustrial no Campus Universitário do Araguaia. O processo agora segue para cadastro junto ao Ministério da Educação (MEC).
Com início previsto para o primeiro semestre de 2026, a nova graduação contará com 45 vagas anuais, com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso funcionará no período noturno, na unidade I do campus, localizada em Pontal do Araguaia.
Segundo Joyce Gonçalves, diretora do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET/UFMT), os primeiros anos do curso terão disciplinas compartilhadas com a graduação em Engenharia de Alimentos. Além disso, o quadro docente será composto por professores dos cursos já existentes, como Agronomia, Engenharia de Alimentos, Química, Física e Matemática.
A articulação para a criação do curso teve início em 2022, por iniciativa de docentes da Engenharia de Alimentos, que identificaram a crescente demanda do setor agropecuário na região do Araguaia e a necessidade de profissionais qualificados para atender a esse mercado. A nova graduação será a primeira do Brasil com esse formato.
Recém-eleita diretora do ICET, Joyce Gonçalves destacou que a ampliação da oferta de cursos é uma prioridade da gestão. “A criação de novos cursos já foi aprovada pelo MEC, e queremos aproveitar essa oportunidade. Nosso foco inicial é a abertura do curso de Medicina Veterinária nos próximos meses, além de novas graduações nas áreas de inovação e pesquisa”, afirmou.
Atualmente, o Campus Araguaia da UFMT oferece 16 cursos de graduação:
Agronomia
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Farmácia
Física
Geografia
Jornalismo
Letras: Português e Literatura
Matemática
Química
Com a criação da Engenharia Agroindustrial, a UFMT reforça seu compromisso com a formação de profissionais capacitados para atuar no setor agroindustrial e contribuir com o desenvolvimento econômico e tecnológico da região do Araguaia.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !