Redação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens suspeitos de transporte ilegal de pássaros silvestres na manhã desta segunda-feira (25), na BR-070, em Barra do Garças (MT). A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima sobre o comportamento suspeito de um passageiro em um ônibus interestadual.
Os agentes encontraram 180 pássaros sendo transportados, muitos em condições precárias, e alguns já sem vida. A denúncia informou que, após uma pane mecânica no ônibus no km 90, entre General Carneiro e o distrito de Paredão Grande, os passageiros foram transferidos para outro veículo, mas um homem insistiu em permanecer no veículo quebrado, o que levantou suspeitas.
A PRF localizou o passageiro ainda no ônibus defeituoso e percebeu que ele apresentava informações contraditórias sobre sua viagem. Durante revista, foram encontrados materiais próprios para o transporte de aves, como gaiolas, recipientes de água e ração, além de penas e fezes espalhadas. Na cabine do motorista, os agentes descobriram duas bolsas contendo gaiolas com os pássaros.
O homem confessou que havia recebido os pássaros em Cuiabá e pretendia revendê-los em São Paulo, cobrando R$ 50 por cada animal. Ele também admitiu que o motorista do ônibus estava ciente do transporte irregular. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.
A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) foi acionada e recolheu os pássaros para avaliação veterinária. De acordo com a PRF, os dois homens podem responder por maus-tratos, tráfico de fauna silvestre e outras infrações ambientais.
A PRF destacou a importância da denúncia anônima, que foi fundamental para interceptar o transporte e evitar maiores danos à fauna silvestre. "Este tipo de crime ameaça a biodiversidade e é combatido com rigor pelas autoridades competentes", afirmou um representante da PRF.
A investigação segue para apurar a possível existência de uma rede de tráfico de animais silvestres.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !