C achorro do mato é resgatado com garrafa pet presa em pescoço



Por Rota Araguaia em 28/10/2024 às 16:17 hs

C achorro do mato é resgatado com garrafa pet presa em pescoço
Reprodução

Redação

 

Um cachorro-do-mato foi resgatado na região da Transpantaneira, no Pantanal mato-grossense, neste domingo (27), com uma garrafa pet presa ao pescoço. O animal, uma fêmea em período de lactação, foi encontrado por uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, médicos veterinários e funcionários da HinovaBio, Ampara Silvestre, Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) e Panthera Brasil.

Imagens registradas durante a operação mostram a fêmea com a garrafa presa ao pescoço, o que dificultava seus movimentos e oferecia riscos à sua saúde. A bióloga Gabriela do Valle, que participou do resgate, afirmou que o animal provavelmente se enroscou sozinho ao tentar encontrar alimento. "Agora, a gente precisa trabalhar a conscientização, para evitar esse acúmulo de lixo e o descarte incorreto", enfatizou Gabriela.

Após ser resgatado, o cachorro-do-mato foi examinado e recebeu os cuidados veterinários necessários. Com o plástico removido, ele foi solto na natureza, próximo ao local onde foi encontrado.

A equipe que auxiliou no resgate constatou que o local, próximo a uma pousada abandonada, tem uma alta concentração de lixo, incluindo garrafas de vidro que foram recolhidas. De acordo com Gabriela, o acúmulo de resíduos na região não é uma situação rara e representa um risco significativo para a fauna local, que pode se enroscar em materiais descartados de forma inadequada ou até ingeri-los, causando sérios problemas à saúde.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para questionar como é realizada a limpeza dessa área na Transpantaneira, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

O caso reforça a urgência de ações de conscientização e limpeza no Pantanal, área que abriga uma rica biodiversidade e, ao mesmo tempo, sofre com o descarte incorreto de resíduos, colocando em risco os animais silvestres e comprometendo o ecossistema local




Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !