Incêndio em Chapada dos Guimarães (MT) atinge casas e áreas rurais; Defesa Civil pede evacuação

Mais de oito quilômetros já foram consumidos pelo fogo, desde domingo (22).


Por Rota Araguaia em 24/09/2024 às 08:58 hs

Incêndio em Chapada dos Guimarães (MT) atinge casas e áreas rurais; Defesa Civil pede evacuação
Reprodução

Redação

Um incêndio de grandes proporções atingiu casas e áreas rurais no Vale das Águas Claras, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (23). As chamas, que tiveram início na manhã de domingo (22), continuam avançando pela serra da Gleba do Monjolo, consumindo mais de oito quilômetros de vegetação e propriedades até o momento, segundo informações da Defesa Civil.

As autoridades locais recomendam que os moradores deixem suas casas e retirem os animais de suas criações para evitar perdas maiores. No entanto, ainda não há informações exatas sobre quantas famílias já evacuaram a região.

Brigadistas e Defesa Civil em Ação

Além da Defesa Civil, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadas autônomas da região estão trabalhando ativamente no combate ao incêndio. De acordo com os brigadistas, os ventos fortes no Vale das Águas Claras estão dificultando o controle das chamas, ajudando a propagar o fogo em novas direções.

Dificuldades no Atendimento

Moradores da comunidade relataram dificuldades em conseguir atendimento rápido do Corpo de Bombeiros, que, segundo eles, ainda não conseguiu enviar reforços suficientes para a área. Por outro lado, o Corpo de Bombeiros informou que suas equipes estão atuando em diversos focos de incêndio na região de Chapada dos Guimarães, o que limita a capacidade de resposta imediata em algumas áreas.

Situação Atual e Próximos Passos

Robson Luís Barbosa, chefe da Defesa Civil do município, informou que, embora o fogo esteja parcialmente controlado, ele ainda não foi completamente extinto. "Nossa equipe deverá retornar amanhã para continuar o combate ao fogo e monitorar a área, especialmente por causa do risco de novos focos devido aos ventos", disse ele.

O incêndio acende mais uma vez o alerta sobre os riscos enfrentados por áreas rurais e de conservação no período de seca, comum nesta época do ano. As autoridades continuam pedindo que a população colabore, seguindo as recomendações de segurança e evitando ações que possam aumentar a propagação do fogo.

A comunidade aguarda por mais informações e apoio para lidar com os danos causados até o momento.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !