Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assinaram nesta quarta-feira (10) o decreto que institui o Sistema Nacional de Trilhas (Sintrilhas). A medida transforma a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) em uma política pública permanente voltada ao fortalecimento do turismo de natureza, da conservação ambiental e do desenvolvimento regional.
O decreto foi anunciado durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, que também apresentou um conjunto de ações voltadas à proteção ambiental, combate às mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável no país.
Atualmente, a rede reúne 22 trilhas oficialmente reconhecidas, mais de 7 mil quilômetros sinalizados, presença em 18 estados, abrangendo 184 municípios e conectando 347 unidades de conservação. A meta do governo é expandir o sistema para mais de 16 mil quilômetros de rotas, cobrindo todos os biomas terrestres brasileiros, além de áreas costeiras e marinhas.
Coordenado pelos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Sintrilhas tem como objetivo estruturar e integrar as trilhas do país, ampliar a segurança dos visitantes e fortalecer a posição do Brasil como destino internacional de turismo de natureza.
Durante o evento, o presidente Lula destacou a importância de preservar os recursos naturais e ampliar o acesso da população às áreas protegidas.
Segundo o governo federal, a iniciativa deverá gerar benefícios econômicos para diversas regiões ao estimular a circulação de turistas e fortalecer atividades como hospedagem, alimentação, artesanato, guiamento turístico, produção local e turismo de base comunitária.
A nova política também busca ampliar as oportunidades em municípios que normalmente ficam fora dos grandes roteiros turísticos, contribuindo para a geração de emprego e renda em diferentes regiões do país.
Criada em 2018, a RedeTrilhas passa agora a contar com uma estrutura permanente de gestão, monitoramento e promoção. O decreto prevê ainda a criação da Estratégia Nacional de Trilhas, do Cadastro Nacional de Trilhas e do Comitê Nacional de Trilhas, que será responsável por definir metas e prioridades para o desenvolvimento do setor.
A Estratégia Nacional de Trilhas deverá ser elaborada em até 180 dias após a instalação do comitê gestor.
Além da criação do Sintrilhas, o governo anunciou outras medidas ambientais, incluindo investimentos superiores a R$ 1 bilhão em programas de desenvolvimento sustentável, recuperação de biomas, combate a incêndios florestais e fortalecimento de unidades de conservação em diferentes regiões do Brasil.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !