Redação
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estima uma perda de aproximadamente R$ 15 milhões por ano na arrecadação com a implantação da renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses. A projeção foi apresentada pelo presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos.
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (04), Vasconcelos explicou que a renovação, antes feita pelos Detrans estaduais com cobrança de taxas e exigência de exames, agora pode ser realizada gratuitamente por meio do aplicativo CNH do Brasil, disponibilizado pelo Governo Federal.
“Vamos ter uma queda, que não é muito grande, em relação às taxas de emissão de CNH”, afirmou o presidente. Segundo ele, a redução ocorre porque o processo deixa de envolver etapas como exames médicos, provas, impressão do documento e abertura de processo administrativo.
A estimativa do Detran é de que cerca de 40 mil motoristas em Mato Grosso sejam beneficiados pela medida apenas em 2026.
Entre os beneficiários está o farmacêutico Gustavo Borges, que aprovou a mudança. Ele relata que o processo foi simples e rápido. “Eu já tinha separado o dinheiro para renovar minha CNH, que venceria este mês. Gastaria cerca de R$ 300, quando recebi um e-mail informando que era um bom motorista. Ao acessar o aplicativo, vi que a CNH já estava renovada”, contou.
De acordo com o Detran, a renovação automática é concedida exclusivamente pelo Governo Federal por meio do aplicativo CNH do Brasil e segue critérios específicos do Programa Bom Condutor. Motoristas que não atendem aos requisitos devem realizar a renovação da CNH pelo procedimento tradicional.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !