Polícia Federal deflagra operação contra contrabando de canetas emagrecedoras e anabolizantes

Investigação começou em no fim de 2025, quando a PRF apreendeu uma grande quantidade de canetas emagrecedoras do Paraguai no território mato-grossense.


Por Rota Araguaia em 04/02/2026 às 11:44 hs

Polícia Federal deflagra operação contra contrabando de canetas emagrecedoras e anabolizantes
Reprodução

Redação

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4), uma operação para combater a entrada ilegal de canetas emagrecedoras e anabolizantes vindos do Paraguai em Mato Grosso. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Cuiabá.

Batizada de Operação Peso Falso, a ação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso envolvido em contrabando, descaminho e possíveis infrações à legislação sanitária, segundo informou a Polícia Federal.

As investigações começaram em novembro de 2025, após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender uma grande quantidade de canetas emagrecedoras de origem paraguaia em território mato-grossense. Desde então, a PF passou a apurar quem seriam os responsáveis pelo financiamento e pela distribuição dos produtos.

Há cerca de dois meses, fiscais da PRF voltaram a apreender canetas emagrecedoras durante uma abordagem de rotina no posto de fiscalização na entrada de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Durante a vistoria, os agentes encontraram canetas vazias, que, segundo a polícia, seriam utilizadas para o envase de substâncias emagrecedoras mais baratas, comercializadas como se fossem de marcas conhecidas e de maior valor.

 

Na ocasião, pelo menos 50 canetas foram apreendidas. A PRF informou ainda que o mesmo veículo já havia sido abordado dias antes em outra fiscalização realizada em Cuiabá. As investigações seguem em andamento.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !