Redação
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4), uma operação para combater a entrada ilegal de canetas emagrecedoras e anabolizantes vindos do Paraguai em Mato Grosso. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Cuiabá.
Batizada de Operação Peso Falso, a ação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso envolvido em contrabando, descaminho e possíveis infrações à legislação sanitária, segundo informou a Polícia Federal.
As investigações começaram em novembro de 2025, após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender uma grande quantidade de canetas emagrecedoras de origem paraguaia em território mato-grossense. Desde então, a PF passou a apurar quem seriam os responsáveis pelo financiamento e pela distribuição dos produtos.
Há cerca de dois meses, fiscais da PRF voltaram a apreender canetas emagrecedoras durante uma abordagem de rotina no posto de fiscalização na entrada de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Durante a vistoria, os agentes encontraram canetas vazias, que, segundo a polícia, seriam utilizadas para o envase de substâncias emagrecedoras mais baratas, comercializadas como se fossem de marcas conhecidas e de maior valor.
Na ocasião, pelo menos 50 canetas foram apreendidas. A PRF informou ainda que o mesmo veículo já havia sido abordado dias antes em outra fiscalização realizada em Cuiabá. As investigações seguem em andamento.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !