Wellington Fagundes cita mulher como preferência a vice e diz que decisão será coletiva

Pré-candidato ao Governo de Mato Grosso afirma que escolha será feita em conjunto com o PL e partidos aliados, com base em critérios técnicos e regionais


Por Rota Araguaia em 07/01/2026 às 10:55 hs

Wellington Fagundes cita mulher como preferência a vice e diz que decisão será coletiva
Reprodução

Da Redação
Semana7

 

O senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, declarou que tem preferência por uma mulher para compor sua chapa como vice na disputa eleitoral de 2026. No entanto, afirmou que a definição não será de forma individual e vai ser construída em conjunto com o Partido Liberal e demais siglas que integrarem o arco de alianças.

 

Em entrevista ao portal MidiaNews, Fagundes disse que o processo de escolha levará em conta critérios técnicos, regionais e o interesse das legendas envolvidas. Segundo ele, o momento ainda é considerado precoce para a definição de nomes.

 

“Essa decisão não será só minha. Vamos conversar com os partidos e com o PL. Para formar uma chapa, o partido precisa querer e a pessoa também. Então, não dá para adiantar nomes sem afunilar um pouco mais. Está muito cedo”, afirmou.

 

O senador relembrou que, na última eleição ao Senado, foi o único candidato a ter uma mulher como suplente e destacou sua atuação em defesa do aumento da participação feminina na política. Ele é autor de um projeto de lei que propõe a reserva de 30% das vagas no Legislativo para mulheres, já a partir da próxima eleição, como forma de ampliar a representatividade feminina, que hoje é considerada baixa em relação ao número de eleitoras no país.

 

Apesar da preferência, Fagundes frisou que a escolha de uma mulher para a vice não é uma condição obrigatória. “Uma mulher competente é um bom perfil, preferencialmente”, disse, ao acrescentar que a decisão poderá sofrer ajustes conforme o avanço das articulações políticas.

 

Nos bastidores, surgem especulações sobre um possível convite à ex-prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, esposa do senador Jayme Campos (União). Questionado sobre o assunto, Fagundes descartou qualquer iniciativa nesse sentido neste momento. Ele afirmou que não considera adequado tratar do tema enquanto Jayme Campos mantém-se como pré-candidato ao Governo do Estado.

 

“Eu não me atreveria a ir fazer um convite a ela sem primeiro ter uma definição do Jayme e do partido dele. Hoje, ele tem dito que é candidato e tem todo o meu respeito”, concluiu.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !