“Não podemos ter vergonha”, diz paciente atendido pela Carreta do Hospital de Câncer em Barra do Garças

Ação ofereceu exames e consultas gratuitas para prevenção e diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer


Por Rota Araguaia em 22/11/2025 às 11:02 hs

“Não podemos ter vergonha”, diz paciente atendido pela Carreta do Hospital de Câncer em Barra do Garças
Reprodução

Assessoria

Barra do Garças recebeu, nesta sexta-feira (21), a Carreta do Hospital de Câncer de Mato Grosso, que realizou atendimentos gratuitos durante todo o dia, das 7h às 17h, no Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES), antigo Cecap. A ação atendeu homens e mulheres com exames de rastreio e consultas que auxiliam na identificação precoce de diversos tipos de câncer.

 

Para participar, os pacientes passaram por avaliação médica nas UBS do município e foram encaminhados para a campanha da Carreta de acordo com a necessidade de cada um. Pacientes que não conseguiram passar por consulta médica antes, mas que possuíam alguma suspeita, puderam participar da ação mesmo assim, sendo direcionados para uma triagem e encaixados para fazer os exames, de acordo com a disponibilidade de vagas de cada uma das especialidades.

 

Entre os serviços oferecidos estiveram exames de mamografia, papanicolau, PSA, além de triagem para câncer de pele e de boca. Homens passaram pelo PSA, exame de sangue que identifica alterações na próstata com resultado em poucos minutos. As mulheres realizaram mamografia e papanicolau, dois métodos fundamentais para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo do útero. Também foram atendidos pacientes com feridas, lesões na pele e alterações na boca, que passaram por avaliação clínica.

 

Um dos moradores atendidos, Antônio Alves da Silva, de 70 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “É muito importante fazer esses exames, pois quem sabe podemos prolongar nossos anos de vida através disso. A gente tem que se cuidar, não podemos ter vergonha, temos que aproveitar a oportunidade”, afirmou.

 

A secretária municipal de Saúde, Salete Terezinha Lauermann, destacou o engajamento do município. “É um projeto maravilhoso e Barra do Garças não poderia ficar de fora, por isso estamos aqui todos unidos para acolher a população”, disse.

 

A coordenadora de Atenção Básica, Vanessa Mendonça, explicou que a prevenção pode garantir a eficácia do tratamento em casos de diagnósticos. “A população se mobilizou para aderir à campanha e isso é muito bom, porque se for diagnosticado o câncer desde o início, a chance de cura é de 90%”, concluiu.

 

A parceria entre a Prefeitura de Barra do Garças e o Hospital de Câncer de Mato Grosso faz referência ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !