SES-MT confirma primeira morte por intoxicação por metanol em Mato Grosso; estado registra quatro casos e dois em investigação

Ao todo, estado tem quatro casos confirmados, dois estão em investigação e outros quatro já foram descartados.


Por Rota Araguaia em 14/11/2025 às 17:13 hs

SES-MT confirma primeira morte por intoxicação por metanol em Mato Grosso; estado registra quatro casos e dois em investigação
Prefeitura de Várzea Grande

Redação

Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou, nesta quinta-feira (13), a primeira morte por intoxicação por metanol no estado. A vítima é uma mulher de 30 anos, que havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, a família relatou que a paciente consumiu cerveja durante uma festa no domingo (2). Na terça-feira (4), ela voltou a ingerir bebidas alcoólicas, desta vez cerveja e whisky. No dia seguinte, apresentou náuseas e vômitos, sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.

Após melhora clínica inicial, a mulher recebeu alta. Contudo, dois dias depois, voltou a sentir os sintomas e a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No momento do resgate, ela já não apresentava sinais vitais, sendo constatado o óbito no pronto-socorro.

Segundo o painel oficial da SES-MT, atualizado nesta quinta-feira, quatro casos de intoxicação por metanol estão confirmados no estado — incluindo o óbito. Outros dois casos seguem em investigação, sendo um em Água Boa e outro em Várzea Grande, enquanto quatro notificações já foram descartadas.

Entre os casos confirmados, estão dois pacientes de Itanhangá: um rapaz de 26 anos e sua sogra, de 42, que relataram consumo de whisky.

  • O jovem apresentou vômito, náuseas, dor torácica, tontura e dificuldade respiratória, mas já recebeu alta médica.

  • A mulher teve vômitos, náuseas, fadiga, perda progressiva da visão e dificuldade para caminhar; ela permanece internada em estado grave.

primeira confirmação de intoxicação no estado ocorreu em 22 de outubro, envolvendo um homem de 24 anos, morador de Várzea Grande, que sofreu lesão ocular irreversível — uma das complicações mais severas associadas ao metanol.

A SES-MT reforça a importância da notificação imediata de casos suspeitos e orienta a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, principal fator de risco para intoxicação por metanol.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !