Redação
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou, nesta quinta-feira (13), a primeira morte por intoxicação por metanol no estado. A vítima é uma mulher de 30 anos, que havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, a família relatou que a paciente consumiu cerveja durante uma festa no domingo (2). Na terça-feira (4), ela voltou a ingerir bebidas alcoólicas, desta vez cerveja e whisky. No dia seguinte, apresentou náuseas e vômitos, sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.
Após melhora clínica inicial, a mulher recebeu alta. Contudo, dois dias depois, voltou a sentir os sintomas e a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No momento do resgate, ela já não apresentava sinais vitais, sendo constatado o óbito no pronto-socorro.
Segundo o painel oficial da SES-MT, atualizado nesta quinta-feira, quatro casos de intoxicação por metanol estão confirmados no estado — incluindo o óbito. Outros dois casos seguem em investigação, sendo um em Água Boa e outro em Várzea Grande, enquanto quatro notificações já foram descartadas.
Entre os casos confirmados, estão dois pacientes de Itanhangá: um rapaz de 26 anos e sua sogra, de 42, que relataram consumo de whisky.
O jovem apresentou vômito, náuseas, dor torácica, tontura e dificuldade respiratória, mas já recebeu alta médica.
A mulher teve vômitos, náuseas, fadiga, perda progressiva da visão e dificuldade para caminhar; ela permanece internada em estado grave.
A primeira confirmação de intoxicação no estado ocorreu em 22 de outubro, envolvendo um homem de 24 anos, morador de Várzea Grande, que sofreu lesão ocular irreversível — uma das complicações mais severas associadas ao metanol.
A SES-MT reforça a importância da notificação imediata de casos suspeitos e orienta a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, principal fator de risco para intoxicação por metanol.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !