O Discoporto de Barra do Garças, em Mato Grosso, é um dos pontos turísticos mais inusitados e conhecidos da região Centro-Oeste. Mas nem sempre foi assim. Quando o projeto foi idealizado pelo então prefeito Valdon Varjão, no fim da década de 1990, muitos o chamaram de “doido” e trataram a proposta como piada. Hoje, a iniciativa é reconhecida por ter colocado Barra do Garças no mapa do turismo nacional, atraindo visitantes e curiosos dos quatro cantos do Brasil e até de outros países.
Inspirado por relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) na região do Vale do Araguaia — fenômeno amplamente comentado entre moradores e ufólogos —, Valdon Varjão decidiu criar o que seria o primeiro “aeroporto para discos voadores” do país. A ideia ganhou forma e repercussão rapidamente.
O espaço destinado à construção do discoporto foi oficialmente criado por meio da Lei Municipal nº 1.840, de setembro de 1995. No entanto, os primeiros painéis e a representação de uma nave em formato de disco voador só foram instalados no local em 1997, marcando o início de uma nova fase no turismo da cidade.
A ousadia e originalidade do projeto chamaram atenção da mídia nacional. O Discoporto foi tema de reportagens em grandes emissoras de televisão e chegou a ser destaque em programas populares como o Programa do Jô, apresentado por Jô Soares na TV Globo, o que projetou ainda mais Barra do Garças no cenário nacional.
Atualmente, o Discoporto integra o complexo turístico do Parque da Serra Azul, e segue como um dos pontos mais visitados da cidade. Recentemente, o espaço passou por revitalizações e recebeu novos painéis artísticos, idealizados pelo artista plástico Genito Santos, que agregaram ainda mais valor cultural ao local.
Com vista para a cidade e rodeado por uma bela paisagem natural, o Discoporto continua alimentando a imaginação de moradores e turistas. É o símbolo de uma visão à frente do seu tempo, que transformou uma ideia desacreditada em ícone de identidade, criatividade e turismo sustentável para todo o Brasil.
🕒 Horário de funcionamento: das 7h às 17h
❌ Fechado às terças-feiras para manutenção
🎫 Entrada: gratuita
📍 Localização: Parque da Serra Azul, Barra do Garças – MT















Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !